Jannik Sinner aceita suspensão de três meses em acordo com a WADA

Date:

Share post:

Montreal (Canadá) – A Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou neste sábado um acordo de resolução com Jannik Sinner, número 1 do mundo, no caso de doping envolvendo o tenista italiano. Com o acerto, Sinner aceitou uma suspensão de três meses, período que se estenderá de 9 de fevereiro a 4 de maio de 2025.

O caso teve início em março de 2024, quando Sinner testou positivo para clostebol, uma substância proibida. A Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA) concluiu inicialmente que o atleta não teve culpa ou negligência, permitindo que ele continuasse competindo. No entanto, a WADA recorreu da decisão à Corte Arbitral do Esporte (CAS), buscando uma punição mais severa. Com o novo acordo, a apelação foi retirada, encerrando o processo.

Período de suspensão e retorno ao circuito

Durante o período de suspensão, Sinner estará impedido de competir, mas poderá retomar os treinamentos a partir de 13 de abril de 2025. Seu retorno oficial está previsto para o Masters 1000 de Roma, que começa no dia 7 de maio.

Declaração de Sinner

O italiano se pronunciou sobre o caso, destacando que a resolução evita um processo prolongado.

“Este caso estava pendente há quase um ano e poderia se arrastar ainda mais. Sempre aceitei a responsabilidade sobre minha equipe e reconheço a importância das regras da WADA para o esporte. Com isso em mente, aceitei o acordo para resolver o processo com uma suspensão de três meses.”

Posição da WADA e impactos no ranking

A WADA aceitou a justificativa de Sinner, reconhecendo que não houve intenção de trapaça e que a contaminação ocorreu por falha de membros de sua equipe. Ainda assim, a entidade reforçou que os atletas são responsáveis pelo que ocorre ao seu redor.

Diferente de outros casos, os resultados de Sinner não serão amplamente anulados, sendo afetada apenas sua participação no Masters 1000 de Indian Wells de 2024. A Federação Internacional de Tênis (ITF) e a ITIA aceitaram o desfecho do caso e não recorrerão.

Com isso, Sinner poderá retomar sua trajetória no circuito em maio, já focado na temporada de saibro e na preparação para Roland Garros.

Foto: Divulgação/FITP

Publicações relacionadas

Seis brasileiros avançam às quartas de final da Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista

Após três rodadas da fase de grupos da Copa COSAT 14 anos, o Brasil garantiu seis tenistas nas...

IMM confirma realização do WTA no Brasil

A IMM confirmou nesta quarta-feira a realização do SP Open, WTA 250 que será disputado em São Paulo, no Parque Villa-Lobos,...

Duelo de brasileiros abre a programação desta quarta no ATP Challenger de Porto Alegre

O duelo entre os brasileiros Eduardo Ribeiro e Pedro Boscardin abre a programação desta quarta no ATP Challenger...

Quarta-feira de decisão na Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista

Quarta-feira (30) promete emoções na Copa COSAT 14 anos, com a realização da terceira e última rodada da...