CBT e Federação Cearense consolidam Copa das Federações de Beach Tennis em Fortaleza com novas categorias

Date:

Share post:

Fortaleza, 18 de março de 2025 – Após duas edições de sucesso, a Copa das Federações de Beach Tennis retorna às areias da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). A confirmação foi feita pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela Federação Cearense de Tênis (FCTBT), que realizarão o evento de 18 a 22 de novembro.

Com a presença de cerca de 1.600 atletas no ano passado, a Copa terá novidades importantes para 2025. Além das disputas das tradicionais oito categorias – Profissional; Amador A; Amador B; Amador C; Sub-14; Sub-18; +40 e +50 –, a competição também terá a presença de jogadores de 12 e 16 anos, além dos 60+. Com até uma equipe por categoria, os estados se enfrentam no formato eliminatório, com partidas pelas duplas femininas, masculinas e mistas. Vence o duelo quem conquistar duas vitórias.

O aumento na competição acompanha o crescimento da modalidade nos últimos anos e consolida o Brasil como epicentro do beach tennis. É o que ressalta o presidente da CBT, Alexandre Farias. ​​”A Copa das Federações tem se consolidado como um sucesso em diversos aspectos, e agora buscamos tornar o evento ainda mais inclusivo com a introdução de novas categorias. Nossa expectativa é reunir mais de 2 mil atletas, e a parceria com a FCTBT representa um passo fundamental para garantir que o torneio seja realizado de forma impecável e gratificante para todos os envolvidos”, destacou.

Além do alto número de atletas, a expectativa também é reunir grandes nomes do esporte assim como em 2024, quando a Copa das Federações contou com a participação de 11 atletas entre os 20 melhores do mundo nas categorias masculina e feminina, como Vitória Marchezini, Marcela Vita, Allan Oliveira, Daniel Mola, entre outros.

Todos esses ingredientes colocam a competição como o maior evento de BT do Brasil, conforme o presidente da FCTBT, Paulo Aragão “Este ano queremos algo ainda maior. Com o incremento substancial no número de atletas, pretendemos, pelo menos, um pódio nos maiores eventos da modalidade em nível mundial. Importante frisar que, para estarmos neste patamar de pretensão, contamos com o incondicional apoio de Alexandre Farias e Rafael Westrupp, atual e ex-presidentes de nossa Confederação, respectivamente”, pontuou.

O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos. Atual campeã, a Federação Gaúcha também é a maior vencedora do evento, com quatro títulos (2016, 2018, 2019 e 2024). Na sequência, estão as Federações Paulista (2017 e 2021) e Paranaense (2022 e 2023), com dois títulos cada. No ano da estreia, a competição não teve campeão geral e, em 2020, não houve disputa por conta da pandemia.

A Copa das Federações de Beach Tennis é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis em parceria com a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis.

Publicações relacionadas

Flávia Cherobim e Miguel Ferraz estão nas semifinais da Copa COSAT 14 anos

A paranaense Flávia Cherobim e o paulista Miguel Ferraz seguem firmes na disputa por uma vaga na final...

Seis brasileiros avançam às quartas de final da Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista

Após três rodadas da fase de grupos da Copa COSAT 14 anos, o Brasil garantiu seis tenistas nas...

IMM confirma realização do WTA no Brasil

A IMM confirmou nesta quarta-feira a realização do SP Open, WTA 250 que será disputado em São Paulo, no Parque Villa-Lobos,...

Duelo de brasileiros abre a programação desta quarta no ATP Challenger de Porto Alegre

O duelo entre os brasileiros Eduardo Ribeiro e Pedro Boscardin abre a programação desta quarta no ATP Challenger...