A jovem promessa do tênis brasileiro, Victória Barros, encerrou sua participação no ITF J200 de Cap d’Ail, no saibro francês, nesta sexta-feira (5), após uma ótima campanha que terminou na semifinal do torneio. A potiguar de apenas 15 anos foi superada pela alemã Mariella Thamm, cabeça de chave número 3 e atual 46ª do mundo no ranking juvenil, por 6/4 e 6/3.
Apesar da derrota, Victória sai da competição com motivos para comemorar. A campanha até a semifinal lhe rendeu 100 pontos no ranking, e, ao descartar 60 pontos, poderá subir até três posições, se aproximando novamente do seu melhor desempenho no ranking mundial, a 31ª posição, alcançada logo após o Australian Open. Atualmente, ela ocupa a 40ª colocação e segue como a brasileira mais bem ranqueada no circuito juvenil internacional.

Thamm, que eliminou a brasileira, também tem 15 anos e vem de uma temporada sólida, tendo conquistado o título do ITF J300 de San Jose, nos Estados Unidos. Ela disputa a final do torneio francês contra a anfitriã Cindy Langlais, atual 279ª do mundo.
O desempenho em Cap d’Ail reforça a excelente fase de Victória em 2024. Com 13 vitórias e apenas 5 derrotas na temporada, ela demonstra consistência e evolução. Seu torneio anterior foi o ITF J300 de Medellín, na Colômbia, onde foi semifinalista de simples e campeã de duplas, ao lado da também brasileira Nauhany Silva.
Com o olhar voltado para os próximos desafios no circuito juvenil, Victória segue como um dos nomes mais promissores do tênis brasileiro — e cada vez mais próxima de figurar entre as principais atletas da nova geração do esporte mundial.
Foto: Mouratoglou Tennis Academy