Com apenas 15 anos, a paulista Nauhany Silva confirmou mais uma vez o enorme potencial que carrega nas quadras. Nesta terça-feira (9), a jovem tenista venceu seu segundo jogo na fase classificatória do ITF W35 de São Paulo, realizado no tradicional Clube de Campo São Paulo, e garantiu sua vaga na chave principal do torneio organizado pela Federação Paulista de Tênis.
Conhecida no circuito como Naná, a atleta optou por abrir mão de um convite direto à chave principal para se desafiar nas rodadas do qualificatório. A estratégia deu resultado: ela superou a argentina Lourdes Ayala por 6/3 e 6/2, somando mais um ponto no ranking da WTA – agora com 9 no total, o que deve ajudá-la a melhorar sua atual posição de número 1.239 do mundo.

Essa será a quinta participação de Nauhany em torneios profissionais. Em 2023, ela se tornou a mais jovem brasileira a pontuar no ranking da WTA, conquistando reconhecimento nacional e internacional.
Além de Naná, outras brasileiras também brilharam no dia. A paulista Camilla Bossi, de 21 anos, e atual 913ª do ranking mundial, confirmou o favoritismo e venceu a argentina Sol Larraya, de 17, por 7/6 (7-5) e 6/2. Em duelo nacional, Maria Eduarda Lages virou o jogo contra Rebeca Pereira, fechando em 3/6, 6/4 e 10-6.
Outras representantes do Brasil acabaram eliminadas na estreia. Júlia Konishi perdeu para a norte-americana Maya Iyengar, enquanto Letícia Vidal caiu diante da britânica Katherine Barnes. A paranaense Gabriela Cho, de 18 anos, lutou muito, mas foi superada pela norte-americana Lilian Poling em batalha definida por 11-9 no match tiebreak. Sofia Mendonça foi superada pela argentina Maria Florencia Urrutia.
O ITF W35 de São Paulo conta com os patrocínios do Banco BRB, patrocinador máster do tênis brasileiro, e da ENGIE Brasil Energia, além do apoio local de Chubb Seguros e Royal Keune Haircosmetics. A realização é da Federação Paulista de Tênis, com supervisão da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Foto: Hugo Rodrigo