O Time Brasil BRB está de malas prontas para o Sul-Americano de 14 anos. Nesta quinta-feira (17), as equipes masculina e feminina foram convocadas para a disputa da competição, que acontece em Salinas, no Equador, de 12 a 17 de maio. Além de disputarem os títulos, os atletas buscam também a vaga para o Mundial da categoria, que acontece em Prostejov, na República Tcheca, no segundo semestre do ano.
Para a disputa do torneio continental, foram chamados, na chave masculina, o paulista Miguel Ferraz, o mineiro Pedro Nastrini e o gaúcho Henrique Custodio. Já no feminino, representam o país as paranaenses Eduarda Gomes e Flavia Souza, além da baiana Gabriela Bettoni. A definição dos nomes foi feita com base em critérios técnicos, divulgados no site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

O Time Brasil BRB chega na competição após um bom retrospecto recente. Na última edição, a equipe masculina foi campeã do torneio e ainda alcançou, pela primeira vez, a final do Mundial.
Segundo o capitão da equipe masculina, Jean Linke, o torneio é desafiador, já que reúne fortes equipes. “O Sul-Americano tem excelentes equipes competindo contra o Brasil, mas o nosso time é forte e com muitas qualidades para buscarmos o objetivo, que é a vaga para o Mundial”, destacou.
Já para o capitão da equipe feminina, Ivan Cressoni, as tenistas têm boas chances de irem longe na competição. “Temos um time bem competitivo, o que nos dá boas expectativas para a competição e vamos fazer de tudo para buscar a classificação”, completou.
Formato
Com três vagas para Prostejov, a competição é dividida em dois grupos, com cinco equipes cada, e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo fazem a final do torneio e se classificam automaticamente para o mundial. Já os segundos colocados disputam as últimas vagas.
Disputado no formato entre equipes, cada confronto conta com três partidas, sendo duas de simples e a última de duplas. Vence o confronto o país que alcançar duas vitórias primeiro. Na primeira fase, a disputa de duplas é obrigatória.
Foto: Luiz Candido-CBT