CBT fomenta a base do esporte com o Programa de Desenvolvimento do Tênis Brasileiro

Date:

Share post:

O tênis nacional segue em constante crescimento. Após anunciar a ampliação do Programa de Desenvolvimento para contemplar as categorias feminina e masculina em 2025, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) detalha os novos passos da iniciativa, que deve atuar diretamente com atletas da base, além de treinadores e preparadores físicos da área.

Sob a coordenação do capitão do Time Brasil BRB na BJKC, Luiz Peniza, o projeto deve seguir o formato do ano passado com encontros virtuais e presenciais dos treinadores, de modo a unificar a linguagem e os padrões de treinamentos. Durante as reuniões presenciais, os eventos ainda devem contar com a participação de tenistas juvenis. O primeiro encontro presencial já está marcado para o início de abril e os nomes de todos os participantes foram definidos por critérios técnicos divulgados no site da CBT.

Durante o ano, ainda estão previstas imersões in loco dos treinadores participantes em alguns dos principais torneios juvenis e profissionais, com foco em analisar de perto o desempenho nos brasileiros presentes. Esta etapa do programa já aconteceu nas duas maiores competições de base até o momento: na Brasil Juniors Cup e no Banana Bowl. Na ocasião. Peniza e o ex-tenista profissional João Menezes – que faz parte do programa – acompanharam todas as categorias do tênis juvenil.

Já entre as novidades do Programa, está a criação das Giras Time Brasil BRB. Durante o ano, a entidade irá levar grupos de atletas de diferentes categorias para competições dos circuitos juvenis e profissionais no país e fora. O objetivo é oferecer oportunidade aos atletas de somarem mais pontos e adquirirem experiência e, durante as competições, eles também estarão acompanhados por treinadores que participam do projeto.

Para as giras, os tenistas serão divididos em três grupos: Os atletas que estão realizando a transição para o profissional seguem para os torneios de nível ITF e challenger. Já os jogadores de até 16 anos disputam competições do circuito juvenil da ITF, enquanto os tenistas de até 14 anos jogam os torneios da mesma categoria.

Os atletas juvenis também terão a oportunidade de fazer parte de um programa de acolhimento, onde eles e seus treinadores acompanharão os tenistas profissionais em competições do circuito internacional ou em período de preparação. Dentro das atividades, eles farão parte da rotina de treinos e do dia dos principais jogadores e jogadoras do país.

Outra ação importante será uma mentoria específica para preparadores físicos. A iniciativa será composta por encontros presenciais e virtuais e visa aumentar o envolvimento entre os profissionais que trabalham com tênis no Brasil, além de compartilhar o conhecimento entre os participantes.

Buscando oferecer oportunidades a todos os envolvidos com o tênis desde a base, o Programa também irá realizar cursos e palestras para pais dos jogadores. O primeiro será de forma virtual e dividido em seis módulos, com temas sobre formação esportiva, saúde mental pré-torneio, entre outros. O segundo evento acontecerá durante competições realizadas pela CBT, como uma forma de imersão ainda maior para os presentes.

O projeto é uma ação conjunta da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). De acordo com Peniza, o programa pretende aprofundar o desenvolvimento do tênis brasileiro. “Já tivemos muito sucesso no ano passado com as ações voltadas para as meninas e agora a nossa busca é de ampliar não só a nossa área de atuação, mas também envolver mais pessoas que atuam no nosso esporte. Acreditamos que esse seja o caminho para o futuro do tênis”, destacou.

Opinião que é compartilhada pelo presidente da CBT, Alexandre Farias. Para ele, o trabalho para desenvolver a modalidade passa por vários processos. “Para fomentar a base do nosso esporte, precisamos atuar em diversas frentes e envolver não apenas os atletas, mas diversos profissionais e é o que já estamos realizando com o Programa. O nosso objetivo é capacitar ainda mais as pessoas envolvidas com o tênis juvenil para que os nossos jogadores continuem alçando voos maiores”, pontuou.

Foto: ITF/Divulgação

ViaCBT

Publicações relacionadas

Seis brasileiros avançam às quartas de final da Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista

Após três rodadas da fase de grupos da Copa COSAT 14 anos, o Brasil garantiu seis tenistas nas...

IMM confirma realização do WTA no Brasil

A IMM confirmou nesta quarta-feira a realização do SP Open, WTA 250 que será disputado em São Paulo, no Parque Villa-Lobos,...

Duelo de brasileiros abre a programação desta quarta no ATP Challenger de Porto Alegre

O duelo entre os brasileiros Eduardo Ribeiro e Pedro Boscardin abre a programação desta quarta no ATP Challenger...

Quarta-feira de decisão na Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista

Quarta-feira (30) promete emoções na Copa COSAT 14 anos, com a realização da terceira e última rodada da...