Meninas do Time Brasil BRB estão na final do Sul-Americano de 14 anos

Date:

Share post:

As meninas do Time Brasil BRB estão na final do Campeonato Sul-Americano de 14 anos, disputado em Salinas, no Equador. Invictas na fase de grupos, as brasileiras venceram um confronto extremamente equilibrado contra a Bolívia por 3 a 0 nesta sexta-feira (16), garantindo vaga no Mundial da categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca. A final acontece neste sábado (17), às 12h (horário de Brasília), diante da equipe da Colômbia.

O duelo contra a Bolívia foi marcado por jogos longos e muita superação. No primeiro confronto, Flávia Cherobim saiu atrás no placar, mas teve grande poder de reação para vencer Fernanda Vargas em 3h25 de partida, por 1/6 6/4 7/6. Na sequência, Eduarda Gomes também enfrentou uma adversária dura e venceu Maria Laura Sejas, por 7/6 7/5, após 2h15 de jogo. Nas duplas, Gabriela Bettoni e Eduarda Gomes fecharam o confronto com mais uma vitória apertada diante de Catalina Gonzalez Barrientos e Fernanda Vargas (BOL), por 6/3 7/6.

“Foi um confronto duríssimo, somamos quase nove horas de jogos hoje. A Flávia reverteu uma situação difícil no primeiro jogo, a Duda fez outra partida intensa, e a dupla também foi equilibrada até o fim. Foi um dia muito positivo, vitória por 3 a 0 contra a Bolívia, classificação garantida para o Mundial e agora vamos em busca do título sul-americano contra a Colômbia. Vamos com tudo amanhã”, afirmou Ivan Cressoni, capitão da equipe feminina.

Meninos do Time Brasil BRB disputam o 3º lugar e seguem na briga por vaga no Mundial

A equipe masculina do Time Brasil BRB entrou em quadra nesta sexta-feira (16) para um confronto direto com o Peru, valendo a liderança do grupo e a vaga na grande final do Campeonato Sul-Americano de 14 anos, em Salinas, no Equador. Ambos os times estavam invictos na competição, mas os peruanos levaram a melhor e venceram por 2 a 1.

Com o resultado, o Brasil disputa neste sábado (17), a partir das 12h (horário de Brasília), o terceiro lugar contra a Bolívia, confronto que também vale a última vaga do continente para o Mundial da categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca.

No confronto contra o Peru, o primeiro jogo de simples foi disputado entre Pedro Nastrini e Min Gook Cho, com vitória do peruano por 6/4 6/4. Em seguida, Luis Berrocal Huanca ampliou a vantagem para o Peru ao superar Miguel Ferraz por 6/2 6/1. Já nas duplas, o Brasil reagiu com a vitória de Pedro Nastrini e Henrique Custódio sobre Guillermo Arbe e Luis Berrocal Huanca em uma partida equilibrada, com parciais de 6/3 3/6 11-9.

“O confronto contra o Peru era decisivo. Sabíamos desde o início que seria uma partida duríssima, eles vinham fazendo um excelente campeonato. No primeiro jogo, o Pedro teve chances, mas infelizmente não conseguiu converter. O segundo também começou equilibrado, com oportunidades no início, mas o Miguel acabou sendo superado. A vitória nas duplas foi importante para manter o grupo motivado. Agora é foco total na Bolívia, valendo o terceiro lugar e a classificação para o Mundial”, afirmou Jean Linke, capitão da equipe masculina.

Formato

Com três vagas para Prostejov, a competição é dividida em dois grupos, com cinco equipes cada, e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo fazem a final do torneio e se classificam automaticamente para o mundial. Já os segundos colocados disputam as últimas vagas.

Disputado no formato entre equipes, cada confronto conta com três partidas, sendo duas de simples e a última de duplas. Vence o confronto o país que alcançar duas vitórias primeiro. Na primeira fase, a disputa de duplas é obrigatória.

Resultados desta sexta-feira (16):

Feminino

Time Brasil BRB 3 x 0 Bolívia

Flávia Cherobim (BRA) d. Fernanda Vargas (BOL) – 1/6 6/4 7/6(1)

Eduarda Gomes (BRA) d. Maria Laura Sejas (BOL) – 7/6 7/5

Gabriela Bettoni/Eduarda Gomes (BRA) d. Catalina Gonzalez Barrientos/Fernanda Vargas (BOL) – 6/3 7/6

Masculino

Time Brasil BRB 1 x 2 Peru

Min Gook Cho (PER) d. Pedro Nastrini (BRA) – 6/4 6/4

Luis Berrocal Huanca (PER) d. Miguel Ferraz (BRA) – 6/2 6/1

Pedro Nastrini/Henrique Custódio (BRA) d. Guillermo Arbe/Luis Berrocal Huanca (PER) – 6/3 3/6 11-9

Publicações relacionadas

Carol Melgeni estreia neste sábado no WTA 250 de Rabat em busca de vaga na chave principal

A paulista Carol Melgeni, terceira brasileira mais bem colocada no ranking da WTA, inicia neste sábado (18) sua...

Creatina: o suplemento que vai além do esporte e beneficia também a saúde

Quando se fala em suplementos alimentares, a creatina costuma estar no topo da lista entre os mais pesquisados,...

Melo e Matos avançam para a semifinal em Bordeaux, na França

Marcelo Melo e Rafael Matos estão na semifinal do Challenger de Bourdeaux, na França. Nesta sexta-feira (16), o...

Sexta-feira decisiva para o Time Brasil BRB no Sul-Americano de 14 anos

O Time Brasil BRB tem um grande desafio nesta sexta-feira (16) no Campeonato Sul-Americano de 14 anos, que...