O Time Brasil BRB teve mais um dia intenso nesta sexta-feira (9) na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada em Antália, na Turquia. A equipe brasileira saiu com vitórias importantes nas categorias Masculino Open e Feminino Open, avançando nas disputas entre 5º e 8º colocados. Já na categoria Junior, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos na semifinal e agora da medalha de bronze. A equipe Quad teve dia de treinos e volta às quadras neste sábado, em confronto decisivo contra a Grã-Bretanha, mesma adversária que eliminou o Brasil na semifinal dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Na categoria Masculino Open, o Brasil venceu os Estados Unidos por 2 a 1. Após derrota de Diego Kohlrausch no primeiro jogo de simples, Daniel Rodrigues empatou a série com uma vitória por 6/3 3/6 6/3. Na partida de duplas, Daniel e Diego conseguiram impor o ritmo e fecharam o confronto em 6/0 6/2. Com o resultado, o Brasil segue na disputa pelo 5º lugar e volta às quadras no domingo.
No Feminino Open, o Time Brasil BRB enfrentou a Suíça e saiu com a vitória por 2 a 1. Meirycoll Duval venceu com facilidade sua partida de simples, enquanto Jade Lanai foi superada no segundo jogo. Na decisão por duplas, as brasileiras mostraram força e venceram por 6/2 7/6, garantindo lugar na disputa pela 5ª colocação geral, que será contra a Colômbia neste sábado.
Pela categoria Junior, o Brasil fez um confronto equilibrado contra os Estados Unidos na semifinal, mas acabou superado por 2 a 0. Vitória Miranda e Luiz Calixto protagonizaram jogos bastante disputados, ambos decididos em três sets. Neste sábado, o Brasil enfrenta a Bélgica na disputa pela medalha de bronze, após os belgas perderem para a Grã-Bretanha na outra semifinal.
A equipe Quad volta à quadra neste sábado em um duelo carregado de importância e expectativa contra a Grã-Bretanha. O confronto marca o reencontro entre as equipes após a semifinal dos Jogos Paralímpicos de Paris, quando os britânicos eliminaram o Brasil da disputa pelo ouro.
O capitão Vinicius Cyrillo destacou a preparação e a motivação do time para o desafio. “É uma emoção muito grande, né? Desde que comecei no Quad, em 2021, com esse time, conseguimos nos manter na elite da modalidade, sempre alcançando no mínimo as semifinais. Hoje foi um dia importante para os atletas descansarem e para realizarmos alguns ajustes, devido às condições de vento e quadra aqui em Antalya. Amanhã vamos com tudo para cima da Grã-Bretanha, nosso algoz nos Jogos de Paris. Vamos em busca de dar o troco.” Afirmou Vinicius.
Com os resultados obtidos em Antália, todas as quatro categorias garantiram vaga para a próxima edição da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas em 2026. Com isso, o Brasil estará representado em todas as categorias pela 9ª oportunidade consecutiva.
Confira os resultados desta sexta-feira:
Time Brasil BRB Junior – Semifinal
Brasil 0 x 2 Estados Unidos
Sabina Czauz derrotou Vitória Miranda – 6/4, 5/7, 7/5
Maximus Wong derrotou Luiz Calixto – 6/7, 6/0, 6/0
Time Brasil BRB Masculino Open – Disputa do 5º ao 8º lugar
Brasil 2 x 1 Estados Unidos
Tomas Majetic derrotou Diego Kohlrausch – 6/3, 7/6
Daniel Rodrigues derrotou Conner Stroud – 6/3, 3/6, 6/3
Diego Kohlrausch / Daniel Rodrigues derrotaram Charlie Cooper / Tomas Majetic – 6/0, 6/2
Time Brasil BRB Feminino Open – Disputa do 5º ao 8º lugar
Brasil 2 x 1 Suíça
Meirycoll Duval derrotou Angela Grosswiler – 6/2, 6/0
Nalani Boub derrotou Jade Lanai – 6/3, 6/0
Jade Lanai / Meirycoll Duval derrotaram Nalani Boub / Angela Grosswiler – 6/2, 7/6
Confira a programação de amanhã:
Quad: Time Brasil BRB vs Grã Bretanha – Semifinal
Junior – Time Brasil BRB vs Bélgica – disputa de 3º lugar
Feminino Open: Time Brasil BRB vs Colombia – disputa pela 5ª posição
O time
Time Brasil BRB – Masculino Open
Daniel Rodrigues – Com 38 anos, Daniel Rodrigues é um dos grandes pilares do Time Brasil BRB. Atualmente ocupa a 20ª posição nos rankings mundiais de simples e duplas, sua melhor posição foi a 11ª e a 17ª colocação respectivamente. Vitorioso e sólido ao longo de sua carreira, Daniel conquistou 77 títulos somando as duas categorias.
Gustavo Carneiro – Aos 52 anos, Gustavo Carneiro é o atleta mais experiente presente na delegação do Time Brasil BRB que irá para a Turquia. Atleta paraolímpico, ocupa atualmente a 35ª colocação no ranking de simples e a 37ª em duplas, tendo alcançado sua melhor posição em 2024; 33º lugar em simples e 31º em duplas. Com 19 títulos conquistados ao longo de sua carreira, Gustavo traz consistência e experiência para a equipe.
Diego Kohlrausch – Com 38 anos, Diego foi convocado para o seu primeiro mundial e completa a equipe masculina. Ele ocupa atualmente a 56ª colocação no ranking mundial de simples e a 111ª posição em duplas, marcas que também representam seus melhores desempenhos até o momento. O único título de sua carreira até então, é o Palmas Open, conquistado no ano passado.
Time Brasil BRB – Feminino Open
Meirycoll Duval – Líder da equipe feminina e com uma carreira sólida e vitoriosa, Meirycoll é a atual 33ª colocada no ranking de simples e 37ª em duplas. Ao longo da carreira, a atleta de 30 anos conquistou 36 títulos em simples e 41 em duplas, figurando entre os principais nomes do tênis em cadeira de rodas feminino no Brasil.
Jade Lanai – Com apenas 20 anos, Jade já acumula conquistas importantes no circuito internacional. Ela ocupa atualmente a 43ª posição nos rankings de simples e duplas. A jovem tocantinense tem no currículo oito títulos em simples e nove em duplas. Atualmente, Jade é uma das principais representantes da nova geração do tênis em cadeira de rodas feminino brasileiro.
Ana Cláudia Caldeira – Atual 86ª colocada no ranking de simples e 73ª em duplas, Ana Cláudia alcançou suas melhores posições no ranking em 2019, chegando a 38ª em simples e a 34ª em duplas. A atleta de 26 anos soma 17 títulos em sua carreira, todos conquistados na categoria de duplas.
Time Brasil BRB – Quad
Ymanitu da Silva – Um dos principais nomes da modalidade no país, Ymanitu da Silva tem 41 anos e figura entre os melhores do mundo. Atualmente ocupa a 11ª colocação no ranking de simples e a 10ª em duplas. O catarinense nascido em Tijucas, esteve presente nas Paraolimpíadas de Paris no ano passado. Com 26 títulos em simples e 34 em duplas, Ymanitu é referência na categoria Quad e um dos grandes atletas paralímpicos da história brasileira.
Leandro Pena – Com 34 anos, Leandro Pena é o atual número 12 do mundo em simples e 14 em duplas. Em 2023, alcançou seu melhor desempenho, chegando à 11ª colocação em ambas as categorias. Leandro acumula no total 31 títulos em sua carreira, sendo 16 em simples e 15 em duplas. Com um estilo de jogo sólido, ele compõe a base forte da equipe Quad brasileira.
João Lucas Takaki – O paulista de 22 anos faz parte da nova geração do TCR Quad brasileiro é o terceiro integrante da equipe Quad. Atualmente ocupa a 32ª posição nos rankings de simples e duplas. Ao longo da carreira, já conquistou 17 títulos em simples e 13 em duplas.
Time Brasil BRB – Juniores
Vitória Miranda – Com apenas 17 anos, Vitória Miranda é o grande destaque da equipe juvenil. Atual número 1 do mundo no ranking juvenil de simples, ela também ocupa a 37ª colocação no ranking profissional. Vitória já conquistou 8 títulos em simples e 9 em duplas, incluindo dois títulos de Grand Slam: foi campeã do Australian Open Junior 2025 nas duas categorias A mineira é considerada uma das grandes promessas do TCR mundial.
Luiz Calixto – Também com 17 anos, Luiz é o atual número 6 do mundo no ranking juvenil. O mineiro possui 6 títulos em simples e 3 em duplas, incluindo o título de duplas no Australian Open Junior 2025 em duplas, conquistado ao lado do norte americano Charlie Cooper.
Pedro Henrique Santos – Aos 14 anos e natural de Niterói (RJ), Pedro Henrique integra a equipe juvenil como um dos talentos em desenvolvimento. Atualmente ocupa a 67ª posição no ranking juvenil de simples, marca que também representa seu melhor desempenho até agora. Ainda não disputou partidas em duplas nem conquistou títulos, mas é apontado como um nome promissor do Brasil.
Marcos Jardim – Também com 14 anos e natural de Niterói (RJ), Marcos completa a equipe juvenil. Ocupa a 45ª posição no ranking juvenil de simples, sendo esta sua melhor colocação até o momento. Assim como Pedro, também busca seu primeiro título internacional.
Os Capitães
Raphael de Moraes – Capitão do Time Masculino Open
Natural de Uberlândia (MG), Raphael tem 35 anos de idade e 17 anos de experiência no tênis. Esta é sua 9ª participação como técnico em Mundiais.
Lázaro Ferreira – Capitão do Time Feminino Open
Também nascido em Belo Horizonte (MG), está em seu quarto mundial. Começou no tênis como pegador de bola e atualmente acumula 35 anos de dedicação profissional à modalidade.
Vinícius Cyrillo – Capitão do Time Quad
Nascido em Niterói (RJ), Vinícius tem 33 anos e trabalha no tênis há 16. Este é o seu 8º Mundial como técnico.
Léo Butija – Capitão do Time Juvenil
Natural de Belo Horizonte (MG), Léo tem 59 anos e trabalha com tênis há cinco décadas, quando iniciou como boleiro aos 9 anos de idade na capital mineira. Esta é sua 14ª participação em Campeonatos Mundiais. Recentemente, acompanhou Luiz Calixto e Vitória Miranda no Australian Open.
Foto: Green Filmes/CBT