O Time Brasil BRB iniciou de forma extremamente sólida sua campanha na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, que está sendo disputada em Antália, na Turquia. Nesta terça-feira (6), as equipes das categorias Masculino Open, Quad e Junior venceram todos os seus confrontos na rodada inicial do torneio, somando nove vitórias em nove partidas disputadas.
A competição começa com a fase de grupos, no formato round robin, com confrontos compostos por três partidas: duas de simples e uma de duplas. O país que vencer ao menos duas dessas partidas garante o ponto na classificação geral. A partir da segunda fase, os duelos passam a ser eliminatórios, mantendo o mesmo formato.
Esta é a oitava edição consecutiva em que o país é representado por todas as categorias no Mundial, consolidando sua posição como uma das grandes potências do tênis em cadeira de rodas.
Léo Butija, destacou a importância de um triunfo já no primeiro dia de torneio e a estreia dos jovens de apenas 14 anos, Marcos e Pedro. “Um triunfo no primeiro dia é sempre muito importante. A Vitória Miranda iniciou o dia muito bem, vencendo por 6/0 6/1, logo depois o Luiz entrou em quadra, um pouco nervoso, mas conseguiu colocar o seu jogo em prática e venceu por 6/3 6/0 e na dupla que tivemos a grande surpresa. O Pedro e o Marcos tem apenas 14 anos e são estreantes em mundiais. É a nova geração chegando com tudo.” Afirmou Léo.
Na categoria Quad, os confrontos foram extremamente equilibrados diante de uma das grandes potências do TCR mundial, o Japão. Vinicius Cyrillo, treinador da equipe de Quad, valorizou o triunfo diante dos fortes adversários. “Aqui tudo pode acontecer, você pode ficar em primeiro ou em último, a categoria Quad é extremamente equilibrada, a prova disso é esse confronto contra o Japão, com dois jogos indo para o terceiro set.” Destacou Vinicius.
Já entre os atletas do Masculino Open, o domínio foi absoluto contra a equipe da Turquia, com três vitórias consistentes e sem grandes dificuldades. “Conseguimos importantes vitórias para crescermos dentro do campeonato. Conseguimos fazer alguns testes durante as partidas de hoje. Amanhã faremos um difícil confronto diante da Inglaterra. Vamos com tudo”. Comentou Raphael Moraes, treinador da equipe Masculino Open.
A equipe Feminina Open estreia nesta quarta-feira (7), contra a Tanzânia, com boas expectativas de manter o bom desempenho da delegação brasileira. O treinador Lázaro Ferreira, se mostrou confiante para a estreia. ”Nós estamos nos preparando bem desde a qualificação para o mundial conquistada no Equador. Caímos em uma chave com Grã-bretanha e Tanzânia. A expectativa é muito boa, para que todas as meninas possam entrar em quadra e fazerem ótimos jogos. Estamos confiantes.” Disse Lázaro.
Confira abaixo os resultados completos do primeiro dia:
Masculino Open – Brasil 3 x 0 Turquia
Diego Kohlrausch d. Turan Akalin – 6/1 6/2
Daniel Rodrigues d. Emirhan Toper – 6/2 6/1
Diego Kohlrausch / Daniel Rodrigues d. Hakan Gundor / Emre Arslan – 6/0 6/3
Quad – Brasil 3 x 0 Japão
Ymanitu Silva d. Daisuke Ishito – 4/6 6/1 6/2
Leandro Pena d. Kei Usami – 7/6(2) 7/6(3)
Leandro Pena / João Lucas Takaki d. Daisuke Ishito / Mitsuteru Moroishi – 6/3 4/6 10-8
Junior – Brasil 3 x 0 Alemanha
Vitória Miranda d. Ela Porges – 6/0 6/1
Luiz Calixto d. Johan Brendahl – 6/3 6/0
Marcos Marçal / Pedro Santos d. Johan Brendahl / Timo Schmiesing – 6/4 6/1
Confira a programação do Time Brasil BRB para amanhã:
Masculino Open:
Time Brasil BRB vs Grã-Bretanha – Grupo D
Feminino Open:
Time Brasil BRB vs Tanzânia – Grupo C
Quad:
Time Brasil BRB vs Holanda – Grupo A
Junior:
Time Brasil BRB vs Grã-Bretanha – Grupo B
Foto: Green Filmes/CBT