“A equipe está completa e pronta”. Foi assim que Laura Pigossi comentou sobre o primeiro treino com todas as cinco atletas do Time Brasil BRB, em Ostrava, na República Tcheca, para os Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainbridge. As tenistas buscam uma vaga nas finais da competição e enfrentam a República Tcheca e a Espanha, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), respectivamente, pelo Grupo B, a partir das 10h (horário de Brasília). As partidas têm transmissão ao vivo pela ESPN e Disney+.
Atual número 2 do Brasil e 182 do ranking WTA, Pigossi se juntou à equipe nesta quarta-feira (9) em Ostrava, após o vice-campeonato nas duplas do WTA 250 de Bogotá (Colômbia). Completam o time: Beatriz Haddad (#17), Luiza Fullana (#544), Luisa Stefani (número 38 do ranking de duplas da WTA) e Ana Candiotto (#376).
Mesmo com pouco tempo na quadra rápida da BJKC, Laura afirma que o entrosamento com a equipe ajuda na rápida adaptação para os confrontos da semana. “A gente tem um objetivo em comum e sabemos que jogamos por algo muito maior do que nós mesmas. É pelo Brasil. Como nos conhecemos há um bom tempo, conseguimos nos entender com um simples olhar e isso faz toda a diferença na preparação”, comentou.
União que é destacada pelo capitão Luiz Peniza. Segundo o treinador, as jogadoras crescem individualmente quando o grupo está reunido. “A equipe do Brasil sempre se fortalece quando elas estão juntas. Acho que esse é o espírito que estamos buscando na BJKC e, por isso, temos a possibilidade real de classificar para as finais em Shenzhen (China)”, completou.

Novo formato da BJKC
A competição passa a ter um novo formato para se igualar à Copa Davis (competição masculina). Para fazer essa transição, os Qualifiers serão disputados em seis grupos, com três equipes cada. As primeiras colocadas de cada seguem para Shenzhen (China), onde se juntam à atual campeã Itália e à China (anfitriã) para a disputa das finais, em novembro.
Diferente dos confrontos diretos, que duravam dois dias e até cinco partidas, cada duelo na fase de grupo terá apenas três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a terceira de duplas. Esta última acontecerá independente se o confronto já estiver definido.
Confira a programação (transmissão ao vivo na ESPN e no Disney+)
Grupo B
RT TORAX Arena, Ostrava (República Tcheca)
Quadra Rápida
10/04 (quinta-feira)
10h (horário de Brasília)
Time Brasil BRB vs. República Tcheca
11/04 (sexta-feira)
10h (horário de Brasília)
Time Brasil BRB vs. Espanha
12/04 (sábado)
10h (horário de Brasília)
República Tcheca vs. Espanha
O time
Beatriz Haddad Maia
Principal nome brasileiro do tênis feminino, Bia é a atual número 17 do ranking WTA e chega à sua 14ª convocação para a Billie Jean King Cup. A paulista alcançou o top 10 no ano passado pela segunda vez na carreira, após o título do WTA 500 de Seul e as oitavas de final do WTA 1000 de Wuhan. Em 2023, a atleta ainda fez história ao chegar às semifinais de Roland Garros.
Bia ainda possui os títulos de simples e duplas do WTA Elite Trophy, que reúne algumas das atletas que mais pontuaram na temporada, dois títulos WTA 250 na carreira, além de um vice em WTA 1000.
Laura Pigossi
A número 2 do Brasil e 182 da WTA possui 12 convocações e é a detentora do maior número de títulos entre as convocadas. São 55 no total, sendo 11 de simples. Além dos troféus, Pigossi também entrou para a história do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde faturou a medalha de bronze, nas duplas femininas, ao lado de Luisa Stefani. A tenista ainda conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Luiza Fullana
Recebendo sua segunda convocação, a brasiliense vem conquistando espaço no ranking e atualmente ocupa a 544ª colocação. No ano passado, a tenista conquistou seus primeiros títulos da carreira com o ITF W35 de São Paulo e o ITF W15 de Ribeirão Preto.
Luisa Stefani
Primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta, a paulista ocupa a 38ª colocação e soma 10 títulos WTA. Também conquistou a inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, e as medalhas de ouro e prata nas duplas feminina e mista dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Stefani chega à sua 11ª convocação para a BJKC.
Ana Candiotto
Estreante na equipe, a paulista de 20 anos acumula 12 títulos em sua carreira, sendo dois deles conquistados em 2024. Seu melhor desempenho ocorre nas disputas de duplas, onde ocupa a 376ª posição no ranking da WTA. Apesar disso, ela conquistou seu primeiro título de simples no ano passado.
Foto: Marcelo Leão/CBT